Marketing Digital vs Marketing Tradicional – O que dá mais resultado? Confira o case comparativo.

marketing digital vs marketing tradicional

Marketing Digital vs Marketing Tradicional – O que dá mais resultado? Confira o case comparativo.

Neste artigo vou apresentar um case bem interessante que compara diretamente os resultados obtidos em uma campanha que foram realizadas simultaneamente estratégias de marketing digital e de marketing tradicional.

Se preferir assista o vídeo que gravei sobre este case.

Adianto que estes resultados são apenas estimativas, pois como todos sabem ao contrário das ações de marketing digitais, é muito difícil (ou inviável se preferir) mensurar com precisão os resultados provenientes das veiculações na TV e no Rádio.

O cliente neste case (por motivos contratuais não citarei o nome) é uma tradicional rede de supermercados com 5 lojas no interior do estado de São Paulo no qual presto consultoria de marketing a mais de 6 anos.

Sei que muitos profissionais de marketing e publicitários devem estar se perguntando o que quero dizer com o termo “marketing tradicional” afinal não é tudo marketing?

Sim concordo, no final das contas tudo é marketing, mas neste caso a minha intenção é apresentar um breve resumo de alguns resultados de cada mídia utilizada nesta campanha (todas com veiculações diárias durante 1 mês) no qual tínhamos como objetivo fazer com que as pessoas se cadastrassem em uma promoção pelo hotsite que montamos especialmente para esta ação.

Em todas as mídias demos um destaque ao endereço do hotsite para se cadastrar na promoção.

E para isto usamos as seguintes mídias:

Mídias tradicionais “ ou de massa”:

  • Rádio FM – Foram 3 emissoras diferentes, todas líderes de audiência em seus segmentos abrangendo mais de 50 cidades, sendo o maior potencial de audiência concentrado nas regiões onde a rede de supermercados possui lojas e demais municípios vizinhos.
  • TV - (Filiada da TV Globo na região), líder absoluta de audiência com mais de 50% de marketing share na região, abrangendo mais de 50 municípios.  Todas as veiculações foram feitas em horários com picos de audiência na grade da programação local.
  • TV - (Filiada do Grupo Bandeirantes na região) – Utilizamos com mídia de TV complementar a Rede Globo.

Total do Investimento: R$ 49.278,00

Mídias digitais:

  • E-mail Marketing – Para uma lista aproximada de 8.000 clientes cadastrados.
  • Portal G1 Rede Vanguarda -  Banner da promoção no maior portal de notícias da região, vinculado ao Portal G1 da Rede Globo.
  • Faceads - Anúncios no Facebook com links de acesso direto ao hotsite da promoção com alcance especifico nas cidades na qual a rede de supermercados possui lojas.
  • Website - Banners e Matérias sobre a promoção
  • Hotsite – Exclusivo para apresentação, regulamento e cadastro na promoção.

Total do Investimento: R$ 3.446,00

Análise dos Resultados

Bem, vamos ao quadro resumido de resultados no qual vou apresentar apenas um dos indicadores (Geração de tráfego) no qual analisei o CPC (custo por clique), levando em conta hipoteticamente que todos os cliques provenientes pelo acesso direto ao website, hotsite ou por pesquisa orgânica no Google vieram através das mídias tradicionais (TV e Rádio).

 

MARKETING DIGITAL VS TRADICIONAL - PowerPoint

Se agruparmos, o número de cliques provenientes das pessoas que digitaram o endereço do hotsite no browser somados as pesquisa orgânicas pelos sites de busca (Google entre outros) ou clicaram em algum banner da promoção no site da empresa representou mais de 50% dos acessos ao hotsite da promoção.

Novamente volto a lembrar que estou hipoteticamente agrupando estas fontes de tráfego como se viessem todas diretamente de pessoas que foram impactadas pelas mídias tradicionais (Rádio e TV).

Seria um excelente resultado se não fosse pelo alto investimento que foi feito nas mídias tradicionais, pois quando dividimos isto pelo valor total investido chegamos ao valor altíssimo de R$ 29,44 de custo por clique!

Em contra partida se agruparmos a representatividade das mídias digitais (E-mail marketing, Faceads e Banners no portal G1) chegamos ao número semelhante das mídias tradicionais, cerca de 49,5% mas com a diferença brutal do investimento final por clique de R$8,07!

E se excluirmos os banners no portal da G1 e considerarmos apenas as ações de e-mail marketing e Faceads o custo por clique cai para R$2,63.

Mas a mídia campeã sem dúvidas foi o Faceads que representou 33,4% dos acessos (maior participação) ao custo por clique de apenas R$1,36!!!!!

Para refletir...

Enfim, como costumo dizer é no mínimo “perturbador” do ponto de vista de efetividade em campanhas de Marketing, saber que com apenas R$ 1.514,00 investidos no Facebook, cerca de 2,8% do total que foi investido ao todo na campanha conseguiu trazer o melhor ROI (retorno sobre o investimento)

Depois desta experiência reestruturamos radicalmente nosso orçamento de marketing destinado a campanhas promocionais.

É claro que não desconsidero os resultados de branding das mídias tradicionais, porém nesta ação específica tínhamos o objetivo muito claro de gerar tráfego ao hotsite.

Por isto espero que este case lhe faça refletir principalmente sobre duas questões fundamentais na hora de promover seu negócio ou uma campanha.

1° - Se você não tiver objetivos e estratégias bem definidas a chance de você estar desperdiçando seu orçamento de marketing é muito grande.

2°- Será que não está na hora de você empresário, profissional de marketing ou publicidade rever seus conceitos sobre investimento em marketing tradicional e migrar para o Marketing Digital? Afinal como eu costumo dizer, a maioria das pessoas que assistem TV e ouvem rádio estão conectadas com as mídias digitais.

Claro que cabem diversas outras reflexões e discussões sobre este case, mas leve em conta que este relato é só mais um indicativo que as coisas mudaram drasticamente no universo do Marketing.

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Um forte abraço e até a próxima!

Wagner Godoy - Evolution Marketing

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