Esta matéria faz parte da série “ Como montar uma equipe de Marketing Digital de alta performance” e hoje vou falar o que faz um analista de redes sociais e o que você deve considerar na hora de contratar este profissional.
Já adianto que estou partindo do princípio que sua empresa já decidiu contratar diretamente um profissional para a sua equipe de Marketing e não terceirizar esta atividade com agências digitais ou de gestão de conteúdo.
Apesar das diferenças de funções com o analista de marketing digital que comentei no artigo anterior (O QUE CONSIDERAR NA HORA DE CONTRATAR UM ANALISTA DE MARKETING DIGITAL), isto não significa que o analista de redes sociais ou sócia media seja menos importante na sua estratégia de marketing digital.
Isto se explica pelo grande crescimento das redes sociais como Facebook, Youtube, Linkedin, Instagram entre outras.
Afinal a chance de seu prospect estar presente em qualquer uma destes canais de comunicação é muito grande.
O analista de redes sociais desempenha um papel fundamental na sua estratégia de negócios, não somente na construção e posicionamento de sua marca, mas principalmente no relacionamento com seus clientes.
O que considerar na contratação de um Analista de Redes Sociais
Ainda é muito comum que as empresas enxerguem esta função como algo sem muita importância e por isso muitas delas deleguem esta atividade a estagiários por acharem que basta ter apenas o conhecimento de um usuário comum.
Isto é uma visão extremamente distorcida, pois como foi dito o analista de redes sociais desempenha uma função de grande responsabilidade.
Por isso na hora de contratar este profissional é fundamental que ele tenha além de habilidades técnicas de ferramentas e plataformas sociais, conhecimentos mais específicos sobre Inbound Marketing e muita desenvoltura com comunicação escrita.
Assim como a função do analista de marketing digital praticamente não existem cursos de graduação mais específicos nesta área. O que é mais comum encontramos são diversos cursos de capacitação nesta área.
E mais uma vez aproveito para recomendar os diversos cursos de marketing digital da Evolution Marketing.
Além disso é fundamental que o Analista de Redes Sociais tenha experiência com atendimento ao público e reúna requisitos como criatividade, bom senso, educação e empatia para prevenir conflitos e gerenciar possíveis crises.
Atividades do Analista de Redes Sociais
Entre as principiais atividades realizadas pelo analista de redes sociais podemos destacar:
Atendimento e Monitoramento
Talvez esta seja uma das atividades mais importantes do Analista de Redes Sociais, pois a redes sociais se tornaram um canal de comunicação cada vez mais utilizado pelos consumidores para fazerem reclamações, críticas ou esclarecerem dúvidas.
Mesmo nas empresas mais estruturadas que possuem o departamento de SAC, a maior parte das pessoas enxergam as redes sociais como uma espécie de atalho para resolverem problemas. E elas não estão erradas.
Portanto, mesmo que o Analista de Redes Sociais não seja necessariamente o profissional que irá solucionar todas estas ocorrências, fazer bem todo este “meio de campo” direcionando e acompanhando as ocorrências para outros departamentos da empresa é fundamental para a manutenção da imagem da empresa e relacionamento com os atuais e futuros clientes.
Além disso é fundamental que o Analista de Redes Sociais faça o monitoramento de tudo que é falado sobre sua empresa nas redes sociais.
Análise de Métricas
De forma geral a maioria das redes sociais dispõe de inúmeras métricas no qual é possível medir o desempenho de todas as ações que estão sendo realizadas.
Por isto é fundamental que o analista de redes sociais tenha ótimos conhecimentos com estas ferramentas para extrair relatórios e analisar e compilar dados que sejam relevantes para garantir que o todo trabalho feito esteja alinhado com a estratégia de marketing de sua empresa.
Produção de conteúdo
Esta é sem dúvida a atividade principal do Analista de redes sociais, produzir ou compartilhar todo conteúdo que será publicado. Portanto é necessário que este profissional seja criativo e tenha muita habilidade com produção constante de conteúdo seja em textos, vídeos, imagens, infográficos, entre outros formatos.
Diante disso o profissional Analista de Redes sociais precisa ser extremamente organizado para manter uma boa agenda de publicações, e estar bem antenado com o que está acontecendo no mercado em que sua empresa atua.
Bom se você, profissional, empreendedor ou estudante quiser saber mais sobre estas profissões vou recomendar dois cursos que a Evolution está promovendo.
1-Formação de Gestores de Marketing Digital e Mídias Sociais
Este curso foi desenvolvido a partir da experiência de mercado do Consultor Olimpio Araujo Junior que atua com Marketing Digital desde 1999, e é um dos mais completos cursos do Brasil nesta área.
Eu mesmo já fiz este curso e recomendo de olhos fechados principalmente para empreendedores e profissionais que querem ter um conhecimento mais amplo sobre Marketing Digital
Para saber mais sobre este curso clique na imagem abaixo.
2- Programa de Formação e Certificação de Analista de Redes Sociais
Este curso é produzido pelo especialista em Marketing Digital Bruno Marinho que tem como objetivo formar e qualificar profissionais para o gerenciamento de mídias sociais, abrangendo contextos relacionados a SAC 2.0 (Serviço de Atendimento ao Cliente On-line), Gestão de Conteúdo, Planejamento e Estratégias de Campanha, Monitoramento de Marcas, Mensuração de Resultados e muitas outras ações nas principais redes sociais.
Para saber mais clique na imagem abaixo
Enfim por hoje é isso, se quiser conhecer outros cursos de marketing digital da Evolution Marketing clique aqui
Fique à vontade para fazer seu comentário abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube para assistir nossos vídeos.
Um forte abraço e até a próxima!
Wagner Godoy - Evolution Marketing
Artigos Relacionados


Latest posts by Wagner Godoy (see all)
- Quer legalizar rifas mas não sabe nem por onde começar? - 9 de maio de 2023
- Atenção! A SECAP mudou de nome. Agora se chama SEAE - 5 de julho de 2022
- Qual é a melhor solução para regularizar um SORTEIO com a SECAP? Assessoria ou o curso AUTORIZA PROMOÇÕES? - 19 de abril de 2022
Sem Comentários