O que considerar na hora de contratar um Analista de Marketing Digital

Curso de Analista de Marketing Digital

O que considerar na hora de contratar um Analista de Marketing Digital

Talvez o Analista de Marketing Digital seja uma das profissões que esteja mais em evidência no mercado atualmente e ao meu ver é também a que mais gera mais dúvidas na hora da contratação.

A dúvida começa pelo próprio termo da função. Afinal muitos empreendedores e gestores ainda acham que a função de uma analista de marketing digital se resume a fazer a gestão de redes sociais.

Mas então qual é a diferença entre analista de redes sociais, analista de mídias sociais e analista de marketing digital?

Apesar de existirem diferenças no que se refere a definição do que seja uma rede social e uma mídias social, na prática as habilidades e competências que um profissional precisa ter para exercer ambas as funções são as mesmas, por isso podemos agrupa-las neste contexto como o mesmo perfil de profissional.

A principal diferença se dá quando comparamos com a função do analista de marketing digital.

O cargo de analista de marketing digital é bem mais abrangente, pois não se restringe apenas a gestão das redes e mídias sociais, mas sim a estratégia de marketing digital como um todo.

Mas então qual profissional devo contratar?

Ao meu ver esta decisão vai depender principalmente do tamanho de seu projeto e consequentemente do orçamento disponível para montar sua equipe. Ou seja, se você tiver um orçamento e um projeto mais robusto recomendo que você contrate um analista de marketing digital e um analista de redes sociais.

Mas se este não for o seu caso recomendo que você comece contratando apenas um analista de marketing digital.

Na prática um analista de marketing digital tem um escopo de atuação que vai muito além da gestão de redes sociais, pois este profissional tem participação ativa na execução de todo planejamento estratégico de marketing da empresa.

Diante disso este profissional precisa ter um conhecimento muito mais abrangente de marketing digital, tais como: técnicas de geração de tráfego, captação de leads, conversão em vendas, engajamento da audiência, marketing de conteúdo, publicidade online e principalmente a capacidade de analisar métricas e resultados.

Enfim, trata-se de um profissional que possui uma visão mais abrangente de marketing, que saiba identificar possíveis oportunidades bem como possíveis ameaças que possam interferir na estratégia de seu negócio.

O que considerar na seleção de um Analista de Marketing Digital

Experiência

O mercado para estes profissionais ainda é novo no Brasil. Isto se explica em parte pela falta de cursos mais específicos nesta área. Mas isto tem mudado, pois cada vez mais as faculdades têm inserido disciplinas de marketing digital na grade de cursos de Comunicação e Marketing.

Porém só ter feito cursos na área não vai garantir que este profissional esteja realmente capacitado para desempenhar bem a função. A experiência adquirida é que vai fazer toda a diferença para uma boa performance de sua equipe.

Por isso quando for fazer um processo seletivo para contratar um analista de marketing digital, peça aos candidatos que apresentem cases de campanhas e projetos de marketing digital bem-sucedidos e com resultados comprovados.

Formação

Conforme comentei anteriormente são pouquíssimos os cursos de graduação e pós-graduação ou especialização nesta área.

Porém há uma infinidade de cursos online disponíveis na Internet. A própria Evolution Marketing possui excelentes cursos de capacitação. Clique aqui para conferir um excelente curso de formação de analistas de marketing digital.

Desconfie de profissionais que se dizem 100% autodidatas, pois trabalhar com Marketing Digital exige uma série de conhecimentos mais estratégicos.

Enfim se o profissional tiver feito cursos nesta área será um diferencial importante frente as competências necessárias para realizar um bom trabalho.

Múltiplus conhecimentos

Quanto mais conhecimento em ferramentas, técnicas e estratégias o analista de marketing digital tiver, melhor será a probabilidade de gerar melhor resultados para o seu projeto.

E pegando este gancho de múltiplos conhecimentos, se você é profissional, empreendedor ou estudante de marketing ou comunicação ou mesmo queira entrar neste atuar neste mercado vou recomendar dois cursos que a Evolution está promovendo.

São eles:

Formação de Gestores de Marketing Digital e Mídias Sociais

Produzido pelo Consultor Olimpio Araujo Junior que atua com Marketing Digital desde 1999, e é um dos mais completos cursos do Brasil nesta área.

Foi um dos primeiros cursos que eu fiz quando comecei a estudar mais a fundo sobre marketing digital e por isso que eu recomendo para todos os profissionais que querem dar os primeiros passos ou mesmo ampliar os conhecimento sobre este assunto.

Para saber mais sobre este curso clique na imagem abaixo:

curso Formação de Gestores de Marketing Digital e Mídias sociais

O segundo curso que recomendo é produzido pela Escola de Marketing Digital.

Programa de Desenvolvimento de Analista de Marketing Digital 

Este curso já é mais específico para formação de um profissional de analista de marketing digital, do básico ao avançado, mesmo que você não tenha experiência em negócios, design ou tecnologia.

Por isso eu recomendo este curso principalmente para estudantes e profissionais que queiram iniciar ou se especializar na carreira de analista de marketing digital em empresas e organizações.

Para saber mais sobre este curso clique na imagem abaixo.

cursos de marketing digital - ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

Gostou destas dicas? Fique à vontade para fazer seu comentário abaixo e não se esqueça de conhecer nossos cursos de Marketing Digital.

Um forte abraço e até a próxima!

Wagner Godoy - Evolution Marketing

 

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Publicitário de formação, Consultor de Marketing como ofício, empreendedor por vocação. idealizador do portal de Cursos de Comunicação, Marketing e Empreendedorismo EVOLUTION MARKETING.COM.BR

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