Olá, meu nome é Wagner Godoy sou consultor de marketing vendas e atendimento e idealizador do treinamento-jogo para formação em especialistas em relacionamento clientes chamado “A conquista dos Clifs”
Hoje vou dar algumas dicas de como prestar um atendimento proativo, mas você sabe o que significa ser proativo?
Ser proativo é todo comportamento, toda atitude de antecipação, que no caso do atendimento é tudo que o profissional pode fazer antes do cliente pedir. E indo além é tudo que você pode fazer para surpreender e encantar os clientes.
E isto exige do profissional de atendimento e vendas dois requisitos básicos:
- Observação
- Iniciativa
Quando digo ser observador é prestar atenção em tudo que está acontecendo em sua volta em uma situação de atendimento e vendas e tem com objetivo identificar oportunidades para encantar os clientes.
E ter iniciativa também é fundamental pois nada adianta identificar oportunidades de surpreender o cliente e não tomar uma ação positiva, não ter alguma atitude prática e por isso ter iniciativa é fundamental.
Além disso a proatividade é uma virtude muito valorizada pela empresas, independente da função do profissional, pois profissionais proativos tem uma visão muito mais abrangente e estratégica do negócio.
Ok, mas vamos aos exemplos práticos de um atendimento proativo. São dicas simples, porém infelizmente está cada vez mais raro encontrarmos isso nas empresas.
Lembre-se sempre, na dúvida ofereça! Não espere que o Cliente peça:
- Uma água, um cafezinho, um bombom uma bala
- Chamar um táxi se perceber que o cliente não tem carro
- Dar uma orientação a mais e não só responder o que foi perguntado pelo cliente
- Oferecer um sinal de Internet wi-fi gratuito
- Uma revista nova, parece bobo né, mas nada pior nos consultórios médicos aquelas revistas antigas e sujas
- Levar um pacote até o carro
- Carregar objetos pesados
- Oferecer um Brinquedo ou uma distração para as crianças, pois não existe no mundo algum pai ou uma mãe que não valorize o profissional e a empresa que agrada seus filhos
- Pegar ou limpar algo que caiu no chão
- Ajuda para subir / descer uma escada
- Levar o Cliente até outro setor
- Embrulhar pra presente antes do cliente pedir
- Dar brindes criativos que agreguem valor
- Um elogio sincero
Estes são só alguns exemplos básicos como eu comentei, porém dependendo do tipo de seu negócio existem diversas outras formas que irão fazer toda diferença para você conseguir encantar seus clientes!.
Percebeu que prestar um atendimento proativo é o inverso de um atendimento reativo? É isso mesmo! Um atendimento Reativo é aquele no qual os profissionais só fazem algo quando o cliente toma uma ação primeiro, seja quando ele pede ou pergunta algo. E isso é muito pouco para que você consiga realmente fidelizar seus clientes!
E você profissional de atendimento ou vendas ou dono de empresa? Está oferecendo um atendimento proativo ou reativo?
Quer saber mais sobre o Atendimento Proativo? Confira o vídeo abaixo.
Compartilhe comigo sua experiência comentando abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal para receber os próximos vídeos!
Um forte abraço e até a próxima!
Wagner Godoy - Evolution Marketing
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