Mas afinal, o que é SEO?

Mas afinal, o que é SEO? 1

Mas afinal, o que é SEO?

Talvez você já deve ter ouvido este termo quando o assunto é Marketing Digital, mas afinal de contas o que é SEO?

SEO é uma sigla inglesa para a expressão Search Engine Optimization e refere-se à Otimização para os Mecanismos de Busca. Ou seja, otimizar um blog ou site é escrevê-lo numa linguagem que os mecanismos de busca consigam entendê-lo com mais facilidade. Se isso é importante?

A importância do SEO para o seu blog ou site

Dá uma olhada no parágrafo abaixo:

Como fabricar pipas Lorem ipsum dolorsitamet, consecteturadipiscingelit. Etiamtinciduntmattisnulla, etpapel de seda branco, vermelho e preto fermentummaurisauctor ut. Morbi id lobortistristique. Morbi ipsum orci, cola, barbante e hastes leves de taquara ou madeira mattisfermentumeget.Viverraeget magna. Maecenas a lacusveldolorsuscipit.Curabiturnibh vita e fabricar pipas rhoncusdictum, nunc mi sapien. Donecnec nunc amarre as hastes em cruzimperdiet, suscipitneque.Etiamsed tempus purus. Proinornareefficitur aprender como fabricar pipas.

Mesmo não conseguindo ler a integralidade do texto, dá para saber que a essência do artigo é ‘como fabricar pipas’, certo? É mais ou menos assim que os mecanismos de busca enxergam seu site.

Como já citei anteriormente, a internet é um labirinto de centenas de milhares de páginas que são examinadas pelos mecanismos de busca diariamente.

Se os buscadores não conseguirem ‘enxergar’ ou ‘ler’ seu site, ele simplesmente será ignorado.  Portanto, entender, ao menos o básico em SEO, deve ser prioridade absoluta para quem quer trabalhar com blogs e sites.

Fazer SEO é só trabalhar palavras-chave?

Até há algum tempo, era mais ou menos isso. Mas, isso não era nada justo, concorda? Um texto de excelente conteúdo e sem SEO perderia facilmente para ‘bobagens’como essa do exemplo.

O resultado é que a internet virou uma festa de conteúdos duplicados. Ou textos irrelevantes que só repetiam de vez em quando a palavra-chave. E quem perdia com isso era o usuário.

Percebendo isso, o Google foi ajustando seus algoritmos para que pudesse oferecer ao leitor o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.

Copiar conteúdo. a partir de então, passou a significar suicídio virtual.

Atualmente, a produção de conteúdo é uma das melhores estratégias para se posicionar bem no Google. Mas, existem outras, que são básicas e essenciais. Não dá para começar um blog ou site sem conhecer e colocar em prática essas técnicas. São elas que vão sinalizar para o Google (e outros buscadores):

1º. Que o seu site existe: Todas as técnicas ditas essenciais servirão para dar visibilidade ao seu site ou blog. Ou seja, para que ele não fique perdido no oceano de páginas da internet.

2º. Que ele tem o que os buscadores estão procurando: o conteúdo é que vai atrair o visitante para o seu site. Portanto, você tem que aprender a produzir seus artigos da forma correta.

Como eram mostrados os resultados de busca

Nos primórdios da internet, os resultados de busca eram mostrados em ordem alfabética, como se fossem catálogos, organizados por categorias e subcategorias. Por exemplo: a categoria Saúde tinha como subcategorias Doenças do Coração, que se dividia em outras categorias menores e assim por diante.

Imagine a dificuldade que era encontrar um bom resultado para nossas pesquisas.

Por isso, os mecanismos de busca passaram a utilizar as palavras-chave como critério para as buscas. Logo depois, passaram também a priorizar a relevância do artigo ou blog para apresentá-lo nas primeiras posições.

Surge daí uma nova geração de mecanismos de busca, que passam a estabelecer alguns critérios para o que eles consideram relevante. Quando lançados, esses critérios são divulgados pelos engenheiros criadores, mas sem entrar em detalhes. É como um apanhado geral das exigências.

O que o especialista em SEO faz:

O especialista em SEO faz testes a partir dos critérios divulgados. Para conseguir isso, ele precisa ter uma boa base em marketing, linguagem de programação e conhecimento da documentação que os buscadores disponibilizam. O especialista em SEO trilha vários caminhos até descobrir aqueles que levam aos melhores posicionamentos nos mecanismos de busca. E a partir dos resultados obtidos indica alterações no design do blog, na programação e no conteúdo.

Com essas informações em mãos, e seguindo-as religiosamente, você terá muito mais chances de posicionar bem o seu site ou blog nos mecanismos de busca.

Benefícios do SEO para WordPress

Existem muitos, mas eu vou falar apenas de um deles.

Quando se trabalha os vários aspectos do SEO há grande chance de seus artigos serem posicionados nas primeiras páginas dos mecanismos de busca.

Isso vai gerar tráfego orgânico para o seu site e você poderá realizar vendas sem investir em publicidade. E isso acontece porque essas técnicas de SEO são sinalizadores para os mecanismos de busca.

Quando alguém digita uma pesquisa no Google, ela está com a cabeça cheinha de interrogações. Mas, aquele visitante vai parar no seu site, mesmo com zilhões de outros blogs na internet chamando por ele.

Sabe por que?

Porque quando ele pesquisou por um assunto no Google, o seu site imediatamente sinalizou: Eu tenho! Eu tenho! E o seu site vai para o começo da fila e vai atrair muitas visitas que podem gerar um bom volume vendas. Tudo de graça. Que tal?

Fábio Pessoa - Autor do curso SEO PARA WORDPRES

 

The following two tabs change content below.
Publicitário de formação, Consultor de Marketing como ofício, empreendedor por vocação. idealizador do portal de Cursos de Comunicação, Marketing e Empreendedorismo EVOLUTION MARKETING.COM.BR

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *