Atualmente, todas as pessoas que desejam iniciar uma carreira como profissional de marketing ou para os empresários que estão buscando soluções para alavancar vendas, aumentar os lucros, atrair mais clientes, fidelizar os consumidores precisam ter muito claro alguns conceitos básicos sobre o que é marketing.
Pois de nada adianta querer “abraçar o mundo” fazendo cursos e mais cursos, ou no caso dos empresários contratar agências ou consultores sem antes entender o que é e o que não é marketing.
Conceitos de Marketing
Por isso, é necessário compreender totalmente o que é e de que maneira podemos utilizar o marketing. De acordo com Philip Kotler, um dos principais gurus do marketing mundial, marketing é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
Já Jack Wech, reconhecido por sua liderança e técnica inovadoras de gestão de pessoas em uma das empresas mais prestigiadas do planeta a General Eletric (GE), prega que você deve fazer com que a sua companhia se torne uma organização que nunca se acomoda e busca incessantemente por conhecimento.
Desta maneira, estará sempre aberta a inovar, digerir e não repetir as suas falhas, manter foco no crescimento e no desenvolvimento de uma comunicação interna e externa bem sucedida.
Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a grande função do marketing é tornar a venda supérflua, na verdade, o objetivo é conhecer e entender as necessidades do cliente tão profundamente que o produto e/ou se encaixe tão perfeitamente que a venda aconteça espontaneamente.
Os 4P´s - Preço, praça, produção e promoção
Outro ponto básico a ser compreendido por quem deseja se aprimorar no quesito marketing, são os 4 P’s: Preço, Praça, Produção e Promoção, também propagadas como Composto de Marketing ou Mix de Marketing.
Basicamente, são, os quatro fatores primordiais para o sucesso de qualquer estratégia. Os quatro pontos são a definição exata do que a empresa precisa efetuar para alcançar ou encontrar o seu público-alvo.
Entretanto, ainda há quem pense que o marketing se limita apenas em anunciar produtos. Não, o processo é muito mais amplo!
O marketing acontece desde o planejamento do produto, o estudo do público alvo, o cálculo do valor, as maneiras para distribuição do mesmo, a divulgação a ser adotado entre outros atributos.
E a publicidade é só um dos fatores, importante, mas, apenas um dos fatores que formam o marketing propriamente dito.
Afinal, anunciar tem um grande crédito no processo e nos resultados das vendas, porém, não deve ficar com todo o mérito. Como dito anteriormente, é apenas uma peça da engrenagem, fundamental para que ocorra dentro do esperado, ainda assim uma entre tantas peças.
Vertentes do marketing
Há diversas vertentes de marketing, porém vou citar algumas apenas como exemplo para que você tenha a ideia das diversas ramificações possíveis.
Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento é algo bastante ligado ao consumidor, é a máxima de manter o contato e fidelizar o cliente. Embora, atualmente, tenha assumido outras facetas.
Este tipo de marketing ganhou novas redes de contatos, de interações e passa a tentar influenciar de forma positiva todos aqueles que de alguma maneira se relacionam com a empresa.
Marketing Político
Há cada dois anos, os brasileiros vão as urnas para escolher seus representantes políticos. Por trás de cada candidato, está uma bem montada estratégia de marketing político. Afinal, os candidatos precisam ter ideia de quem são seus eleitores e suas necessidades para alinhar com seu discurso, sua plataforma de governo e mostrar esse conjunto na propaganda eleitoral.
O profissional de Marketing que trabalha no período eleitoral precisa fazer um levantamento bem apurado da situação, estruturar o plano de ação de seu candidato com a realidade do local, acompanhar os desdobramentos, antecipar oportunidades ou problemas durante a campanha para evitar um trabalho puramente baseado no erro e acerto.
Endomarketing
Outra ramificação do marketing bastante em evidencia nos dias de hoje é o endomarketing, que busca utilizar algumas táticas do marketing voltadas aos consumidores para engajar os colaboradores da empresa.
Esta vertente tenta fazer o empregado vestir realmente a camisa da empresa, transformando-o em mais um defensor e propagador da companhia, convencendo-o do seu papel no crescimento da empresa além é claro de aumentar a satisfação dos colaboradores, reter talentos visando para que ele permaneça pelo maior tempo possível dentro da empresa.
Existem diversas outras vertentes de Marketing tais como:marketing social, marketing esportivo, marketing cultural, neuromarketing, marketing de guerrilha, marketing viral entre diversas outras) voltadas para segmentos de mercado mais específicos, que só comprovam o quanto a disciplina de marketing é imensa e está em constante evolução.
A Revolução do Marketing Digital
Contudo, ninguém pode negar que publicitários e profissionais do marketing ainda estão correndo atrás das inovações provocadas pelas novas tecnologias. Redes sociais, aplicativos moveis, celulares, todo um mundo surgiu nos últimos anos e as pessoas ainda estão tentando entender e se adaptar a tamanha revolução.
E quando tratamos de uma grande renovação, o ramo do marketing não se torna exceção, muito pelo contrário, é um dos primeiros a ter que agir dentro das novas regras.
Desta forma, é preciso estar sempre “antenado” e atualizado para se dirigir a este novo consumidor, que não dá mais tanta importância ao que diz a sua propaganda, mas, presta atenção no que seu amigo ou outro internauta fala a seu respeito nas redes sociais.
Apesar destes desafios, o Marketing Digital não é nenhum quebra-cabeça, são apenas estratégias mais específicas para serem usadas através de diversas ferramentas e ações desenvolvidas para os meios digitais, para impulsionar a aquisição e fidelização de novos consumidores, propagando a marca no mercado e aumentando as vendas.
O trabalho é inteiramente modelado para o meio digital, com objetivo de alavancar os efeitos do marketing mais tradicional, já que a internet é um meio de comunicação eficiente, acessível e que oportuniza a competição mais justa para corporações de todos os tamanhos.
Gostou desta matéria? Faça seu comentário abaixo.
Artigos Relacionados
Latest posts by Wagner Godoy (see all)
- Quer legalizar rifas mas não sabe nem por onde começar? - 9 de maio de 2023
- Atenção! A SECAP mudou de nome. Agora se chama SEAE - 5 de julho de 2022
- Qual é a melhor solução para regularizar um SORTEIO com a SECAP? Assessoria ou o curso AUTORIZA PROMOÇÕES? - 19 de abril de 2022





Sem Comentários