Atualmente, existem mais aparelhos celulares do que habitantes no Brasil. O nosso país é conhecido mundialmente por ser o mais produtor de novelas do mundo, contudo, o brasileiro já está passando mais tempo navegando na internet do que na frente de um aparelho de televisão, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Isso significa, basicamente, que o brasileiro está cada vez mais conectado e se mantém conectado aonde quer que vá. Então, caso, a sua empresa ainda não tenha pensado em aderir ao marketing digital está perdendo tempo, dinheiro e exposição no mercado.
1- Brasileiro já passa mais tempo na Internet
Segundo dados da pesquisa, os brasileiros gastam cerca de 5 horas por dia durante a semana na internet e 4 horas e meia nos finais de semana.
Já a média em frente a televisão é de aproximadamente 4h30min por dia. "A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada.
O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann, em entrevista a Agência Brasil.
Além disso, o estudo apontou que a rede mundial de computador é o terceiro meio de comunicação mais usado o país, apenas atrás da TV e rádio, mas, a frente de jornais e revistas, sendo evidente que os veículos mais tradicionais estão perdendo adeptos e o alcance. Mais um motivo para começar a pensar seriamente em apostar mais no marketing digital,
2- É muito mais acessível, “democrático” e eficiente investir em Marketing Digital
Apesar do advento da pulverização da audiência nas mídias de massa nos últimos anos, o custo para anunciar em um grande emissora de televisão, no horário nobre do rádio ou em uma página de destaque de jornal continua sendo extremamente alto e a maioria das empresas de pequeno e médio porte não dispõem deste capital para investir com publicidade e propaganda.
Por isso, promover a sua marca através do marketing digital passou a ser uma alternativa extremamente relevante e necessária.
3- Mensuração de resultados
Uma das grandes vantagens de recorrer ao marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de suas ações.
Diferentemente das mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais, revistas, é muito difícil medir o retorno sobre o investimento realizado. Investimento este como já foi dito na maioria das vezes é muito alto e inviável principalmente para pequenas e médias empresas.
Já com o Marketing digital o jogo é diferente, pois é possível e extremamente fácil medir alcance, tráfego e conversão em vendas das ações.
A tecnologia favorece isso, pois praticamente todas as ações realizadas no ambiente online oferecem diversos indicadores de resultados.
Na prática estou falando dos relatórios que as principais ferramentas utilizadas pelo Marketing Digital como Facebook, Youtube, Email marketing, Linkedin, Google Analytics entre outros conseguimos enxergar com muita precisão se as metas estabelecidas para aquela ação foram atingidas ou não.
Enfim, este assunto é amplo, e este são só alguns dos diversos motivos que comprovam que o marketing digital está cada vez mais se sobressaindo sobre o marketing tradicional.
Fique conosco que continuaremos a falar sobre isso em nossas próximas matérias.
Wagner Godoy - Evolution Marketing
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