"Motivação é o impulso interno que leva à ação."
Esta é apenas uma definição relativamente simples entre as diversas outras que foram e ainda continuam sendo elaboradas por diversos especialistas em recursos humanos, psicologia, gestão de pessoas e afins.
Antes de escrever este artigo, como de costume, apesar da minha experiência prática, fiz a lição de casa e pesquisei diversas teorias sobre motivação e como eu já imaginava me deparei com a complexidade teórica que envolve este tema.
Por este motivo não tenho a intensão ou pretensão de apresentar aqui uma fórmula mágica ou alguma técnica revolucionária que irá de fato conseguir motivar seus colaboradores de linha de frente.
São muitas as variáveis neste processo e diante optei em apenas compartilhar com outros profissionais da área, algumas dicas que são baseadas na minha vivência como gestor de equipes de atendimento e vendas, instrutor de treinamentos e consultor de projetos de endomarketing.
Enfim, para ser mais específico na minha abordagem, imaginei uma situação na qual um profissional de atendimento desmotivado viesse diretamente a mim e me perguntasse: “Wagner, me dê motivos para eu atender com excelência os Clientes?”
Estas seriam minhas respostas:
Empregabilidade – Em tempos de crise e desemprego atender com excelência os Clientes lhe trará uma vantagem profissional muito grande. Estou falando tanto no sentido de aumentar sua permanência na empresa bem como conseguir trabalho em outras organizações, caso esteja desempregado.
Reconhecimento – Este motivo está ligado diretamente a questão da empregabilidade, pois profissionais que se destacam na qualidade do atendimento tem muito mais chances de serem reconhecidos e valorizados pela empresa. Quer ser reconhecido? Comece fazendo um cliente feliz!
Ordem material – Este é o motivo mais óbvio, porém muitas vezes “esquecido” pelos profissionais de atendimento e vendas. São os clientes que pagam nossos salários e que nos possibilitam pagar nossas contas e conquistar objetivos materiais. Clientes mal atendidos vão para a concorrência e ameaçam diretamente nossa permanência na empresa.
Filosófica/Espiritual – Este motivo extrapola a questão profissional. Servir ao próximo através do atendimento estimula nossas virtudes de empatia, gentileza, paciência, resignação entre outras virtudes.
Crescimento profissional – O profissional que entende sua principal missão na empresa é satisfazer plenamente os Clientes tem muitas mais chances de crescer profissionalmente e almejar posições superiores.
Novas oportunidades – Este motivo tem relação direta com a questão de empregabilidade, pois os profissionais que conseguem construir relacionamento duradouros com os Clientes, tem muito mais oportunidades de serem convidados ou recomendados para trabalhar em outras empresas em condições melhores, se este for o caso.
Respeito e Admiração – Profissionais que são devidamente reconhecidos pelas empresas pela qualidade do atendimento proporcionado aos Clientes, geram admiração e respeito dos colegas. Além disso também se tornam referência e fonte de inspiração aos seus pares.
Especialista em pessoas – Atender com excelência ao meu ver é uma combinação de sensibilidade e técnica, pois se relacionar bem com os Clientes demonstra o quanto você tem alto coeficiente de inteligência emocional para lidar com pessoas dos mais diferentes tipos possíveis em situações diversas.
Melhora dos relacionamentos pessoais – É uma consequência natural, pois quando colocamos em prática as diversas competências e requisitos necessários para atender com excelência os Clientes, nossas relações pessoais e sociais com a família e amigos tendem a melhorar significativamente.
E você, como responderia esta pergunta?Se você é um líder de atendimento e vendas, profissional de RH, consultor ou instrutor de treinamentos, eu espero sinceramente ter contribuído com estas dicas.
Um forte abraço e até a próxima!
Ps. Aproveito também para convida-lo para conhecer o Programa de Treinamento de Atendimento ao Cliente em formato de jogo chamado "A CONQUISTA DOS CLIFS"(Clientes Fiéis) que tem como objetivo transformar profissionais de linha de frente em especialistas em relacionamento.
Para saber mais acesse: www.aconquistadosclifs.com.br
Wagner Godoy - Evolution Marketing
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