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Vale a pena montar contratar diretamente uma equipe de Marketing Digital?

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Vale a pena montar contratar diretamente uma equipe de Marketing Digital?

Olá, aqui é o Wagner da Evolution Marketing e este artigo faz parte da série com várias dicas para você montar uma equipe de Marketing Digital de Alta performance.

Existem diversos modelos de trabalho para montar sua equipe de marketing digital, por isso é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada formato para que você consiga escolher aquele que melhor se encaixa com o perfil, orçamento e a necessidade de seu projeto.

Para facilitar este processo de decisão irei apresentar e analisar as vantagens e desvantagens de 06 modelos de trabalho mais comuns no mercado para montar uma equipe de marketing digital.

Neste artigo vou falar sobre o modelo de: 

CONTRATAÇÃO DE UMA EQUIPE PRÓPRIA

Este é o formato (também conhecido de "In -House" ou agência interna) é mais indicado para empresas de médio e grande porte, no qual já haja preferencialmente um orçamento de marketing  já definido que permita investir na contratação direta de profissionais, além de investimentos em equipamentos, infra-estrutura entre outros recursos.

VANTAGENS

A grande vantagem deste formato é controle, velocidade e capacidade de produção.

CONTROLE

Com uma equipe própria você terá um controle absoluto de todos os processos, qualidade de execução, e também um melhor cumprimento de prazos.

Em função disso as coisas tendem a acontecer mais próximo do jeito que foi planejado.

As decisões são tomadas e implantadas de forma mais ágil, pois na maioria dos casos você ou seu encarregado direto estarão 100% no controle das atividades.

VELOCIDADE

Velocidade porque você terá certeza absoluta que sua equipe estará totalmente dedicada ao seu projeto, ao contrário das agências digitais, consultores e freelances que dividem o tempo de trabalho atendendo a outros clientes.

Com isto suas campanhas e ações diversas de marketing digital serão realizadas em um tempo muito menor e isto é fundamental para uma melhor execução do planejamento e reduzir o tempo para colher os resultados esperados.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Com uma equipe própria sua capacidade de produção de produção aumenta substancialmente, fator fundamental para uma estratégia de multicanais e formatos.

Principalmente quando comparamos ao formato de contratação de agências digitais que atendem outros clientes e não estarão dedicados o tempo todo nos seus projetos.

DESVANTAGENS

ALTO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA EQUIPE

Em relação as desvantagens você já deve estar imaginando que é o alto custo de montar e manter uma equipe própria.

Sim você acertou, este é um fator determinante.

Desde a questão dos salários e encargos na contratação e manutenção destes profissionais, aquisição de equipamentos, alta rotatividade e infraestrutura de forma geral.

Por isso comentei anteriormente que este formato é mais indicado para empresas de médio e grande porte que preferencialmente já tenham um orçamento de marketing já definido e também apoio incondicional da diretoria.

Outro fator importante é a questão da rentabilidade destas empresas, pois alguns segmentos possuem margens de lucro extremamente baixas que torna inviável a criação de um departamento de marketing digital próprio.

GESTÃO DE PESSOAS

Sim, se ao mesmo que é uma vantagem ter o controle total na gestão da equipe, isto também pode ser um problema se você não tiver uma boa liderança frente a equipe, seja um gerente de marketing, um coordenador ou supervisor acompanhando de perto todo processo de produção, relacionamento com a equipe, selecionado e retendo estes profissionais.

DIFICULDADE NA RETENÇÃO DE TALENTOS – ALTA ROTATIVIDADE

Apesar desta desvantagem ser comum em diversos segmentos, arrisco dizer, por experiência própria que a alta rotatividade de profissionais de comunicação, marketing e tecnologia de forma geral é bem mais acentuada que em outros setores.

O que talvez explique isso em parte é a questão salarial, somado as próprias características do perfil de profissionais que atuam nesta área.

Não há como negar que envolve questões como vaidade, egos inflados, ambições profissionais e principalmente em que fase da carreira o profissional se encontra.

Na prática o que vai ser determinante na retenção destes profissionais, além é claro de uma sólida liderança que estará junto a equipe é o background/suporte de recursos humanos de sua empresa pois questões como cultura organizacional, plano de carreira, ambiente de trabalho, políticas de incentivo e pacote de benefícios serão fundamentais para manter uma equipe de marketing digital de alta performance.

Tudo isto resultará no nível de atração e retenção de talentos para a manutenção de sua equipe.

É IMPORTANTE DIZER QUE NEM QUE VOCÊ TENHA UMA EQUIPE COM MUITOS PROFISSIONAIS E POR MELHOR QUE ELA SEJA, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL QUE VOCÊ NÃO PRECISE EM ALGUM MOMENTO TERCEIRIZAR ALGUMAS ATIVIDADES COM FORNECEDORES EXTERNOS.

Confira a série de vídeos com dicas para montar uma equipe de marketing digital de alta performance.

Enfim por hoje é isso, inscreva-se no formulário abaixo para ser  receber a continuação desta série e fique a vontade para fazer seus comentários.

Um forte abraço e até a próxima!

Wagner Godoy - Evolution Marketing

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