Evolution Marketing

Conheça as regras para realização de um CONCURSO CULTURAL (online e offline)

promoções caixa

Conheça as regras para realização de um CONCURSO CULTURAL (online e offline)

Olá, meu nome é Wagner Godoy sou consultor de marketing esta matéria faz parte de uma série de artigos com várias dicas para você conseguir autorização com a Caixa Econômica para realização de promoções comerciais que envolvam sorteios, distribuição de vale-brindes e concursos, tanto offline e online.

Neste artigo vou explicar o que mudou na modalidade de Concurso cultural de acordo a Portaria do Ministério da fazenda nº 422/2013, porém muitos profissionais de marketing ainda não sabem disso e continuam realizando este tipo de promoção achando que não há necessidade de obter autorização da Caixa Econômica Federal.

Na verdade não aconteceram grandes inovações, o objetivo desta portaria do ministério da fazenda era esclarecer os casos de descaracterização do concurso exclusivamente cultural.

O que é um concurso cultural de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal?

O concurso exclusivamente cultural é aquele em que o objetivo único da campanha é o desenvolvimento da cultura, e a forma de participação, a mecânica seja essencialmente recreativa, artística ou desportiva.

Ou seja num concurso cultural, não é permitido fazer:

  • Qualquer tipo de Propaganda, seja para alavancar as vendas ou promover produtos ou serviços, e divulgar uma marca, um nome etc
  • Não é permitido formar cadastro de clientes com objetivos comerciais.  Ou seja Você não poderá exigir os dados dos participantes como condição para participar do concurso.
  • De acordo com a portaria, não serão mais consideradas como concurso cultural ações vinculadas a eventos e datas comemorativas, como campeonatos esportivos, Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças etc..

E a outra restrição que vai fazer você desistir de vez ou pensar muito se vale a pena querer enquadrar sua campanha na modalidade de concurso cultural.

A sua marca não pode aparecer.

É isso mesmo acredite ou não sua marca só poderá aparecer discretamente como apoiadora ou organizadora do concurso

Ainda tem mais.

  • Não é permitido qualquer tipo de competição que tenha o elemento sorte ou adivinhação, ou seja O concurso cultural é voltado tão somente para escolher o melhor de acordo com seu talento e não com sorte.
  • A empresa realizadora do concurso cultural não poderá exigir nenhum tipo de Pagamento ou qualquer outro mecanismo que faça o consumidor comprar algum bem, serviço, receber material publicitário.
  • Não são permitidas também ações que premiem com produtos ou serviços do próprio anunciante.

E isso se aplica também para os concursos nas redes sociais?

Sim com certeza... todos estes concursos e sorteios que vemos aos montes no Facebook pedindo para curtir, compartilhar como condição para concorrer a prêmios estão proibidos.

Mas por que? Porque quando você pede para pessoa curtir sua fanpage, em troca da possibilidade de ganhar algum tipo de prêmio, você estará automaticamente recebendo os dados destas pessoas e isso já fica caracterizado como criação de cadastro para fins comerciais.

E isto como já foi dito a Caixa econômica não permite...

Por isso a dica que dou que use as redes sociais apenas como canal de divulgação das promoções que sua empresa pretenda fazer.

Vale a pena lembrar que o próprio Facebook já tem normas específicas sobre a realização de sorteios e concursos e por isso, mesmo que você tenha autorização da caixa econômica federal para realizar uma campanha que envolva sorteio de prêmios, concursos, distribuição de brindes, você precisará se enquadrar nas diretrizes da própria plataforma.

São diversas normas, mas já adianto que não é permitido o uso dos botões curtir, compartilhar e comentar qualquer tipo de publicação como forma de participação.  Mas este assunto vai ficar para um outro vídeo.

Assista o vídeo para saber mais.

 

Enfim por hoje é isso, Gostou deste artigo? Isto é só o começo, inscreva-se em nosso canal no Youtube para ser avisado sobre os outros vídeos da série!

Um abraço e até a próxima!

Wagner Godoy - Evolution Marketing

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu email para receber gratuitamente as atualizações da Evolution!

The following two tabs change content below.
Publicitário de formação, Consultor de Marketing como ofício, empreendedor por vocação. idealizador do portal de Cursos de Comunicação, Marketing e Empreendedorismo EVOLUTION MARKETING.COM.BR