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Pensando em contratar uma agência de marketing digital? Veja os prós e contras.

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Pensando em contratar uma agência de marketing digital? Veja os prós e contras.

Olá, aqui é o Wagner da Evolution Marketing e neste artigo vou falar sobre as vantagens e desvantagens de contratar uma agência de marketing digital.

Confira também os outros artigos desta série com várias dicas para você montar uma equipe de Marketing Digital de Alta performance.

Como eu já disse na matéria anterior, existem diversos modelos de trabalho para montar sua equipe de marketing digital, por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada formato, para que você consiga escolher aquele que melhor se encaixa com o perfil, orçamento e a necessidades de seu projeto.

Para facilitar este processo de decisão irei apresentar e analisar as vantagens e desvantagens dos 06 modelos de trabalho mais comuns no mercado para montar uma equipe de marketing digital.

Neste artigo vou falar os pros e contras do modelo de:

TERCEIRIZAÇÃO COM AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL

Este formato costumo indicar principalmente para as empresas de pequeno e médio porte que não possuem recursos suficientes para contratar uma equipe própria.

Porém se esta for sua escolha, muita atenção! Pois ainda são muito poucas as agências realmente especializadas em marketing digital.

A grande maioria de agências ainda estão muito voltadas a tecnologia ou a publicidade online.

No caso das agências web, o foco costuma ser no desenvolvimento de websites, plataformas, sistemas de banco de dados, etc.

O Staff/ equipe destas agências costuma ter como base, profissionais de TI, programadores e desenvolvedores, web designers e muito poucos profissionais de comunicação e marketing digital.

Já no caso das agências de publicidade o foco costuma ser muito voltado nos processos de criação para mídias online, como criação de anúncios, banners digitais entre outros tipos de propaganda digital.

Enfim para não cair nestas armadilhas, recomendo que analise com calma a proposta e os cases destas agencias, entre em contato com os clientes que já foram atendidos e por fim veja se realmente estas empresas oferecem serviços de marketing digital que se enquadram na realidade do seu projeto.

Outro ponto importante é que mesmo as agências que oferecem serviços de marketing digital estão segmentadas em atividades mais específicas, como por exemplo, agências especializadas em produção de conteúdo, gestão de redes sociais, agências de lançamentos, etc.

Então fique atento a isso na hora de contratar, para não ficar dependente de apenas uma estratégia de marketing digital.

VANTAGENS DA TERCERIZAÇÃO COM AGÊNCIAS DIGITAIS

MENOR INVESTIMENTO EM COMPARAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE UMA EQUIPE PRÓPRIA

O investimento a ser feito na terceirização com agências é muito menor que na construção e manutenção de um departamento próprio de marketing digital.

Pois você não terá que arcar com o alto custo da contratação e manutenção direta destes profissionais além de toda infra- estrutura necessária e com isso sua empresa terá um orçamento bem mais otimizado para execução do projeto.

QUALIDADE

Se você optou por contratar uma boa agência de marketing digital para tocar todo ou parte de seu planejamento de comunicação e marketing, você terá uma garantia maior do nível de qualidade de produção que aliada a uma boa estratégia e execução, provavelmente suas chances de atingir seus objetivos serão maiores.

Isto porque geralmente as agências especializadas em marketing digital conhecem a fundo o mercado online que resulta numa seleção bem mais criteriosa de profissionais.

MAIOR FOCO NA ESTRATÉGIA.

Outra vantagem na terceirização com as agências de marketing digital é que você não precisará se preocupar muito com a gestão de equipe e as atividades operacionais envolvidas, ou seja você poderá se concentrar mais na estratégia como um todo. E, diga-se de passagem, isto sim deve ser o seu foco.

É muito comum empreendedores e gestores de marketing perderem muito tempo em atividades mais operacionais do que realmente se concentrar na estratégia do negócio.

DESVANTAGENS

MENOR AGILIDADE

Parece óbvio, mas vale sempre lembrar que sua empresa não será o único cliente da agência de marketing digital que você for contratar.

E isto em algum momento pode gerar problemas na gestão de seu projeto, principalmente em situações em que você precisará de ações mais rápidas da agência.

Já vivenciei isto inúmeras vezes e por isso cheguei à conclusão que a qualidade do atendimento da agência é fundamental para que a pareceria dê certo.

A FALTA DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

Ao meu ver este é o calcanhar de Aquiles de muitas agências. A dificuldade de entregar resultados mais palpáveis ainda é gritante no mercado e é disparada a principal razão para não continuidade, renovação dos contratos com os clientes.

POUCO CONHECIMENTO SOBRE O MERCADO DO CLIENTE

Normalmente as agências de marketing digital atendem clientes dos mais diversos segmentos e por isso muitas vezes costumam desenvolver estratégias que funcionaram muito bem com algumas empresas mas com outras não, e a razão disso ao meu ver é por não se aprofundarem na cultura, no mercado e no negócio de cada cliente.

E isto com certeza vai gerar muita frustação se não isso não for avaliado antes da contratação.

RISCOS DA TERCERIZAÇÃO PLENA

Há empresas que confiam praticamente 100% do seu marketing digital a uma agência e se limitam a acompanhar alguns relatórios periódicos. Esse é um risco grande.

Por isso a minha última dica que dou .... é que se decidir contratar uma agência de Marketing digital é importante que alguém da sua equipe esteja bem envolvida com este parceiro, pois somente assim será possível gerar os resultados esperados.

Para saber mais assista o vídeo que gravei sobre este tema:

Enfim por hoje é isso se inscreva em nosso canal no Youtube para assistir os outros vídeos desta série e fique a vontade para fazer seus comentários.

Um forte abraço e até a próxima!

Wagner Godoy - Evolution Marketing

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