Evolution Marketing

10 Documentários na Netflix que todo empreendedor ou profissional de marketing precisa assistir

filmes para empreendedores

10 Documentários na Netflix que todo empreendedor ou profissional de marketing precisa assistir

Se você é empreendedor ou  profissional de marketing tenho certeza que você vai gostar muito destas dicas.

Eu selecionei 10 documentários para você assistir no Netflix que com certeza fará você refletir muito sobre diversos temas relacionados a nossa atividade, além de servirem como fonte de inspiração e conhecimento de forma geral.

Fiz uma breve descrição de cada documentário e também dei minha opinião sobre eles do ponto de vista meramente pessoal, pois nem preciso dizer que não sou nenhum crítico de cinema e não analisei questões mais técnicas como qualidade de produção, roteiro, fotografia, etc.

Outra observação importante. Antes que alguém pergunte já adianto que não selecionei neste artigo dois documentários (que por sinal são muito bons também) que contam a trajetória de Marck Zuckenberg, criador do Facebook e nem do Steve Jobs, fundador da Apple.

O motivo disso é simples. Já foram lançadas muitas biografias seja em livros, filmes, programas de TV e a probabilidade de você já conhecer a história deles é muito grande, não é mesmo?

Ou seja minha intenção aqui é recomendar algo mais “cult”, mais lado “B” e não ficar falando mais sobre o mesmo.

Ok, dito isto vamos a lista:

1.       The Propaganda Game

(2015 - Diregido por : Àlvaro Longoria)

THE PROPAGANDA GAME

Este instigante documentário tem como tema principal a manipulação da informação feita pelo governo da Coreia do Norte para “doutrinar” sua população.

O que mais me chamou atenção neste filme que por sinal foi muito bem produzido foi o uso massivo da propaganda ideológica feita pelo governo da Coreia do Norte em contraponto a imagem negativa que nós ocidentais temos deste país extremamente fechado, estigmatizado e isolado do mundo.

Ou seja, considero este documentário obrigatório para profissionais que trabalham com publicidade, marketing político, assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação e mídia de forma geral, pois depois de assisti-lo com certeza você irá refletir muito sobre o poder da propaganda e como ela pode ser utilizada ao extremo como instrumento de manipulação das massas.

O que ilustra muito bem isso ao meu ver, e que achei bastante perturbador foram as últimas palavras do diretor do filme, o espanhol Álvaro Longoria:

“A propaganda serve para esconder a verdade. Somos todos vítimas da propaganda. Os governos e a imprensa sujeitam-nos constantemente à manipulação e a única ferramenta que temos contra ela é a informação. 

Mas a verdade é que difícil saber o que é verdade e creio que nunca saberemos. Mas quer gostemos quer não, fazemos todos parte do jogo.”

Relato perturbador, não acha?

 

2.       Phil knight: O homem que Conduz o Mundo 

(2012 - Phil Knight: The Man Who Runs the World
Dirigido por: Lionel Poussery)

phil-knight

Como a própria capa sugere, este filme conta a trajetória de Phil Knight, co-fundador e presidente da Nike.

Uma das passagens mais interessantes deste filme na minha opinião foi ter conhecido a estratégia ousada que a Nike adotou de patrocinar atletas mais polêmicos ao invés dos estereótipos de atletas com o perfil de “bons moços” como os concorrentes faziam na época.

Outro detalhe curioso foi saber que a famosa logomarca da Nike (chamado de “swoosh) foi criada em 17 horas pela estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, que recebeu apenas US$ 35,00 pelo trabalho.

Em relação a passagens polêmicas, o destaque fica para as diversas acusações que a Nike sofreu por exploração de trabalho infantil e como isso refletiu negativamente na imagem e nos resultados da empresa na época.

 

3.       Richard Branson: O rei da Virgin

(2012 -  Dirigido por: Roman Bolzinger)

filmes marketing

Com certeza você já deve ter visto alguma “maluquice” que Richard Branson já fez no mundo dos negócios. Mais conhecido por ser criador da Virgin uma das maiores e mais bem sucedidas gravadoras musicais da época, Branson fui muito além atuando em segmentos distintos ao ponto até de fundar uma companhia aérea e até uma empresa de viagens espaciais!  (sim, é isso mesmo que você leu..rs)

E foi justamente isso o que me mais chamou atenção neste documentário, a inquietação e a habilidade de Branson de imprimir sua marca pessoal em seus empreendimentos.

Por isso recomendo este filme principalmente aos empreendedores que estejam buscando inspiração para desenvolverem projetos ligados a inovação e também aos profissionais de marketing que desejam ter uma verdadeira aula de gestão de marcas.

 

4.       Print the Legend

(2014 -  Dirigido por: Luis Lopez, Clay Tweel)

Filmes para profissionais de Marketing

Este documentário é obrigatório para os empreendedores de startups, pois mostra a corrida de três empresas para disponibilizar as impressoras 3D para o uso doméstico, tecnologia até então somente disponíveis para grandes corporações.

O que mais gostei neste filme foi a obstinação destes empreendedores correndo contra o tempo para lançarem seus produtos num ambiente extremamente competitivo. E isto sem dúvida gera um clima de expectativa muito grande que faz o espectador querer saber quem chegará na frente nesta competição.

Outro destaque são as estratégias de marketing utilizadas pelas Startups para promoverem seus projetos que mesmo com poucos recursos conseguiram engajar milhares de pessoas comuns que investiram no desenvolvimento das impressoras para só muito tempo depois receberem o produto que haviam comprado.

 

5.       Indie Game - The movie

(2012- Dirigido por Lisanne Pajot e James Swirsky)

Filmes para profissionais de marketing

A ideia central deste documentário é muito semelhante ao Print the legend. A diferença é que ao invés de contar a história da corrida alucinante para lançar a impressora 3D de uso doméstico, Indie Game mostra a obsessão (sim o termo é este mesmo!) de três desenvolvedores de games independentes.

Confesso que achei um pouco “over” as histórias destes programadores pois os sacrifícios eram tão grandes a ponto deles se autodestruírem, fisicamente e mentalmente. São muitas passagens de depressão, neuroses, noites mal dormidas, conflitos familiares, etc.

O exemplo disso é o caso do programador McMillen, que mora com os pais durante a produção do jogo “Super Meat Boy” que tinha como rotina acordar às 4 da tarde, esquentar um hambúrguer no micro-ondas, tomar uma injeção de insulina e programar até as 10 da manhã do dia seguinte.

De qualquer forma, vale a pena assistir (é só filtrar isto que eu comentei anteriormente) pois dá para extrair muitas lições importantes sobre inovação e desenvolvimento de projetos.

 

6.       Orgasm Inc.

(2009 - Dirigido por: Elizabeth Canner - Liz Canner)

Filmes para profissional de marketing

Considero que este documentário é obrigatório para quem trabalha com Marketing e em especial com marketing farmacêutico.

O filme conta a história das indústrias farmacêuticas envolvidas na produção do primeiro Viagra para mulheres, mais especificamente sobre os bastidores das campanhas de marketing para lança-lo.

Mas a discussão do filme vai além disso e aborda de forma bem leve e descontraída temas como a sexualidade feminina e a ideia da “ditadura” do orgasmo que estas indústrias tentam vender a todo momento as mulheres.

A grande questão deste filme que foi inclusive relatada pela própria diretora do jornalista Liz Canner, é:

“Será que a indústria farmacêutica não está querendo inventar uma doença para vender remédios?”

Isso ao meu ver é uma provocação muito interessante e que rende uma boa discussão sobre os conceitos mais básicos de Marketing.  Afinal, o Marketing cria ou satisfaz as necessidades dos consumidores? Qual é a sua opinião sobre isso?

 

7.       Burt´s Buzz

(2013 - Dirigido por: Jody Shapiro)

documentários de marketing

Confesso que não conhecia a marca de cosméticos naturais Burt´s Bess e por isso peço desculpas pela minha ignorância aos profissionais que trabalham com Branding...rs

O que me levou a assistir este documentário na Netflix primeiramente foi a capa no qual tem o desenho de um homem idoso barbudo, que imaginei à primeira vista fosse alguma personalidade histórica ou um mesmo um cientista renomado.

Foi só depois que li a sinopse descobri que na verdade se tratava de umas figuras mais excêntricas (até um pouco bizarra eu diria) do mundo dos negócios.

Este senhor que mais parece um velho hippie chama-se Burt Shavitz, um dos fundadores da Burt’s Bees, que vive em um chalé literalmente no “meio do mato” no interior do Maine (EUA) e leva um estilo de vida bem alternativo.

E o foco do filme é justamente este, mostrar a relação complexa de Burt´s com a companhia e seu excêntrico estilo de vida.

É um excelente case de personificação da marca. Porém já aviso antes, a narrativa do filme é lenta, mas que reflete exatamente a personalidade humilde e pacata de Burt´s.

Mas mesmo assim recomendo para aqueles que assim como eu achava que era incompatível que um ícone de uma marca mundialmente conhecida pudesse levar um estilo de vida totalmente desprendido dos valores capitalistas.

 

8.       Downloaded - The Napster Revolution

(2012 - Dirigido por: Alex Winter)

documentarios de marketing

Downloaded conta a história da famosa e polêmica plataforma de compartilhamento gratuito de músicas, o Napster. (Se você tiver menos que 20 anos talvez nem tenha ouvido falar do Napster...rs) Porém para minha surpresa o Napster voltou, mas agora é um serviço pago semelhante ao Spotify.

O que mais me chamou atenção neste longa metragem é a repercussão que os processos judiciais movidos pela indústria fonográfica contra seus fundadores que ocasionou uma verdadeira revolta de milhares de jovens que aderiram a causa do Napter, na época em que o serviço foi suspenso.

Afinal estamos falando de inovação ou crime contra as leis que regem o mercado? Não lembra algo? É só traçar um paralelo com a polêmica do aplicativo Uber vs taxistas.

Assista e tira suas próprias conclusões.

 

9.       Bootled Life - Nestle's Business with Water

(2012 - Dirigido por: Urs Schnell)

documentarios de marketing

Este documentário é bastante polêmico e mostra uma realidade que pelo menos eu achava que seria um problema futuro, mas que já é realidade para muitos países subdesenvolvidos.

A escassez de água potável e a exploração dos recursos hídricos por grandes corporações.

Porém por mais que pareça não se trata de um documentário que relata problemas ambientais apesar de ser impossível não relacionar isto ao tema central do filme.

O foco deste documentário é mostrar a atuação das grandes indústrias que comercializam água engarrafada, em especial as práticas comerciais da gigante de alimentos Nestle em países em que praticamente a única opção de acesso a água potável da maioria da população é comprar água engarrafada desta corporação.

Este documentário em particular me fez refletir sobre a dimensão do poder e a influência que as grandes empresas globais possuem e o uso que elas fazem disso.

Ou seja, até que ponto elas podem explorar recursos naturais em prol dos negócios? É possível medir quanto este tipo de prática interfere na reputação de uma marca centenária como a Nestle?

São muitas questões para refletir por isso vale muito a pena conferir.

 

10.   Term and Conditions May Apply

(2013 - Dirigido por Cullen Hoback)

filmes de marketing digital

Muito se fala de privacidade na era digital e até que ponto governos e corporações podem usar nossas informações pessoais sem que tenhamos conhecimento explícito disso.

Esta é proposta deste documentário, fazer o expectador refletir sobre estes limites seja do ponto de vista legal, ético e moral.

Para empresas e profissionais de marketing, na minha opinião o filme propõe uma reflexão muito importante...

Afinal, até que ponto podemos utilizar as informações dos consumidores para segmentação de público e ofertarmos nossos produtos/serviços de forma altamente direcionada?

O que me fez pensar sobre isso foi o caso relatado no filme de uma famosa empresa varejista que começou a enviar catálogos com cupons de desconto de produtos para gestantes para a casa de um pai de uma adolescente.

Num primeiro momento este homem pensou que esta loja de departamento estivesse enganada ou até mesmo estimulando que sua filha (que ainda estava no colegial) engravidasse.

Porém, como vocês já devem imaginar de fato a menina estava grávida e a loja de departamentos ficou sabendo disso antes do próprio pai em função das pesquisas e compras que a adolescente havia feito no departamento de artigos para bebês.

Bem, depois disso o pai foi pedir desculpas para loja. Deve ter sido no mínimo constrangedor...rs

Gostou destas dicas? Espero que sim. Não esqueça dar a sua opinião sobre este filmes e fique a vontade para sugerir outros títulos.

Um forte abraço

Wagner Godoy - Evolution Marketing

The following two tabs change content below.
Publicitário de formação, Consultor de Marketing como ofício, empreendedor por vocação. idealizador do portal de Cursos de Comunicação, Marketing e Empreendedorismo EVOLUTION MARKETING.COM.BR

Sem Comentários

Postar uma Resposta